Portal da transparência
2020 vai chegando ao fim e finalmente a Afrikkana atinge um volume de vendas que justifica o primeiro envio de recursos à tribo de Nja-Nja, na região de Kitgum no norte de Uganda. A movimentação será feita nessa e em todas as vezes futuras através da organização de base comunitária que fundamos lá, sob guia e orientação do nosso querido Francisco Odwogo.
Foi no ano de 2018 que cheguei com a equipe da InSpark Lab, antiga Tales4Change (iniciativa nômade com foco em permacultura social que originou as atividades de desenvolvimento de comunidades regenerativas da Afrikkana de hoje), tive a oportunidade de conhecer alguns dos mistérios e aprender com o convívio tribal do povo Acholi.
A organização de base comunitária que fundamos já possui uma sede segura, uma conta bancária e toda a documentação e formalidades necessárias para a sua constituição devida. Em anexo a esta página você pode encontrar o estatuto social da instituição, para melhor compreender a sua natureza. Em linhas gerais, OCELE tem como propósito de existência o resgate de um estilo de vida ancestral, mais colaborativo e harmônico com a paisagem e todos os seres que nela habitam. Também aqui você encontra uma cópia da Invoice que a OCELE emitiu para a PK Saúde e Bem-Estar (empresa detentora da marca Afrikkana no Brasil), paga nesse mês de Dezembro por serviços de consultoria, treinamento e suporte local para o estabelecimento de uma unidade produtora de manteiga de Karité, que a cooperativa também poderá utilizar para produzir e vender outros insumos como óleo de girassol, por exemplo.
Eu deixei a tribo na promessa de encontrar um mercado para essa manteiga de Karité (que é geneticamente única em Uganda, não existe em nenhum outro lugar e é a melhor do mundo), e depois de um ano de planejamento e outro de vendas posso dizer que encontramos esse mercado. Até podemos não ter tanta representatividade ainda, mas com certeza se constatou um interesse valoroso por essa matéria-prima, sobretudo para a produção artesanal de cosméticos orgânicos. Para demonstrar esse desenvolvimento, a partir de 2021 a Afrikkana comunicará no site um portal de transparência, com informações sobre as vendas totais de manteiga de Karité, atualizadas mensalmente, com a quantidade que está sendo enviada à tribo juntamente com a finalidade do recurso e, posteriormente, com a documentação de seu uso prático.
A primeira remessa da Afrikkana para OCELE vem como um presente para a viabilização de um sonho. O dinheiro vai para a construção de um pequeno armazém nos arredores da sede para o acondicionamento apropriado dos frutos de Karité, e a meta é estar com ele operante já para a próxima temporada de coleta, em Maio de 2021. Para esse desenvolvimento, o nosso parceiro fornecedor de Karité e PhD na fabricação de manteigas está provendo a capacitação, orientação e suporte ao Francisco e outros membros da OCELE, já com a intenção de usar sua experiência e estrutura para deixar a sua produção sob os cuidados da cooperativa. Além de ser uma alternativa de produção mais consciente e sustentável, isso também é uma mudança que diminuiria significativamente os custos totais da produção, já que hoje os frutos atravessam o país de caminhão para serem processados.
A boa notícia é que falta só o telhado e o piso, com um orçamento total estimado em R$ 18.000,00. Os orçamentos detalhados também podem ser encontrados em anexo. Buscamos desenvolver uma sistemática de colaboração que contribua com essa construção através de presentes. O primeiro “presente” é o envio de 1/3 do lucro total do ano, e a definição de que a partir de 2021 1/3 do lucro das vendas do Karité vai direto para OCELE, até que a unidade de produção de Karité esteja devidamente implementada. Até lá, os ⅔ restantes vai para reinvestimento na marca AFRIKKANA para a propagação da mensagem de resgate da ancestralidade no Brasil de no mundo. Quando puder, OCELE poderá compensar o valor investido em descontos no produto, um presente de volta.
Gostaríamos também de permitir a qualquer pessoa ou instituição que se identifique com essa causa que possa contribuir, ou participar como investidor. Para isso, juntamente com esse portal da transparência, lançaremos uma campanha de financiamento coletivo que permita, além de doações em troca de presentes simbólicos, instituições interessadas nessa matéria-prima possam também investir para terem acesso a um preço diferenciado no futuro. Ainda estamos trabalhando nos pormenores dessa dinâmica e assim que isso estiver definido comunicaremos pelo site.
Para compilar os dados totais da prestação de contas até agora:
726 unidades vendidas, 42K faturamento, 18K custo, 24K lucro
⅓ do total das vendas vai direto para OCELE: 8K reais
Documentos, demonstrativos e relatos da Francisco em anexo
CONFIRA O ARCABOUÇO DA TRANSPARÊNCIA