Lançamento Tales4Change
No iníco de 2018 dois mochileiros, Yuri Kuzniecow e Tucker Cochiarella, uniram forças para dar início a um laboratório nômade de experiências sociais chamado Tales4Change, com o objetivo de contar histórias inspiradoras de comunidades em situação de vulnerabilidade extrema.
O projeto passou pelo Marrocos, Egito e Quênia antes de ser rebatizado como InSpark Lab, com uma nova proposta. Para entender melhor essa fase inicial, confira o vídeo de lançamento do Tales4Change:
As intervenções sociais em Muchatha
Depois da experiência transformadora e inesperada que a dupla teve na comunidade de Muchata, na região periférica de Nairobi – registrada em vídeos do canal no YouTube – eles evoluíram a proposta da iniciativa, de contadores de história para facilitadores de intervenções em comunidades.
Para entender melhor os episódios que levaram a esta transição, confira o último da série de três vídeos sobre a comunidade de Muchatha, no qual as primeiras intervenções foram realizadas:
Criação da Cooperativa que deu origem à Afrikkana
Com a nova proposta em mente e as experiências trazidas pelo primeiro projeto de intervenções realizado pela InSpark Lab, Yuri Kuzniecow escreveu um método de facilitação comunitária que recebeu o nome de Permacultura Social.
O método foi utilizado para gerar PEAPLE, uma comunidade de base comunitária criada em uma tribo no norte de Uganda. Essa é a cooperativa beneficiada pela atividade da marca Afrikkana, e a história da sua criação é contada no seguinte vídeo:
Desde a sua criação, a cooperativa PEAPLE busca o desenvolvimento sustentável da tribo de Nja-Nja e sua região através do resgate de valores, práticas e costumes ancestrais. Acreditamos que a Agroecologia seja o caminho para esse desenvolvimento, e o benefcamento da manteiga de Karité se mostrou como a melhor alternativa para tirar esse sonho do papel. Defendemos um plano de expansão do projeto segundo diretrizes do Shea Nut Report, utilizando-se o método de Permacultura Social para interagir com a comunidade e respeitando os termos da constitução da cooperativa. Todos esses documentos podem ser encontrados no link abaixo para análise:
Nossa História
O velho continente sempre teve tudo para tornar-se a civilização mais rica do mundo. O destino, no entanto, reservou para a terra dos ancestrais da raça humana o seu pior desfecho (pelo menos até agora). Séculos de imperialismo pobremente justificado conseguiram transformar riqueza cultural em guerra civil, abundância natural em desigualdade social e potencial humano em escravidão disfarçada.
A África é rica em recursos naturais que vão desde terra arável, água, petróleo, gás natural, minerais, florestas e vida selvagem. O continente detém uma enorme proporção dos recursos naturais do mundo, tanto renováveis como não renováveis.
Mesmo tão rica, a África continua tão pobre em tempos tão modernos, mas a natureza deu aos seus filhos uma oportunidade inusitada: Florestas de árvores geneticamente únicas que reservam alguns dos ingredientes mais caros da indústria cosmética mundial, e elas crescem entre as cabanas das tribos mais necessitadas. Mais de 70{e8d504840777fa819f7be6ea0ce7fa58e61dff29136201a1ff2095bc7cd89336} das pessoas que vivem na África Subsaariana dependem de florestas e bosques para sua subsistência, e o desenvolvimento de cooperativas locais representa hoje um caminho para que o povo africano possa finalmente tirar proveito das riquezas que crescem na sua terra.
Florestas naturais de árvores como a Vitellaria Nilotica (manteiga de Karité), Argania Spinosa (óleo de Argan) e Andasonia Grandidieri (óleo de Baobá) são exemplos de verdadeiras minas de sustentabilidade. No processo de produção, cooperativas de mulheres coletam os frutos enquanto unidades de produção artesanal os processam para o mercado internacional, desenvolvendo comunidades locais e protegendo um ecossistema ameaçado de quebra.
A Afrikkana é uma start-up social criada com o objetivo de conectar fazendas em comunidades produtoras de matérias-primas orgânicas e geneticamente únicas na África (como o Argan e o Karité) com você, que busca alternativas cosméticas naturais sem nomezinhos estranhos no rótulo com efeitos perigosos para a sua saúde a longo prazo. Vendemos insumos naturais que podem ser tanto usados puros com notáveis propriedades terapêuticas quanto em misturas para a produção de cosméticos com as mais diversas aplicações.
Todos os nossos produtos estão disponíveis em opções de quantidade para uso individual, familiar, industrial e de distribuição. Além de trazer tudo direto dos produtores para as suas mãos, sem atravessadores ou multinacionais na cadeia, a nossa equipe ainda disponibiliza uma galeria de receitas cosméticas caseiras para você aproveitar o máximo das propriedades dos nossos produtos, que promovem beleza, saúde e bem-estar.
A nossa equipe fechou uma parceria com um dos primeiros produtores de Karité e produtos feitos à base de Karité em Uganda, chamado Guru Nanak Oil Mills. O senhor Surjt Sighn é o proprietário da empresa, pioneiro na defesa das Árvores que estão ameaçadas de extinção pela indústria madeireira local, primeiro a implantar sistemas de certificação orgânica e de Fair Trade e entusiasta do potencial de desenvolvimento sustentável oferecido por esse modelo de negócio, principalmente para os povos orginários. Hoje a nossa manteiga é processada e fornecida por ele, que faz parte do nosso RoadMap de transformação na tribo, aceitando entregar – na medida que a Afrikkana cresce – a sua produção nas mãos da cooperativa PEAPLE que adotará a produção do Karité como principal atividade do sistema agroflorestal que estamos instalando na tribo.
Para tanto, 10{e8d504840777fa819f7be6ea0ce7fa58e61dff29136201a1ff2095bc7cd89336} de toda a movimentação comercial da marca será destinado a um fundo de suporte à cooperativa para ser utlizado de acordo com as definições que partirem do método de Permacultura Social da Afrikkana, com as diretrizes do Shea Nut Repport de Uganda e seguindo instruções dos anciões da tribo.
Informações de Contato
Presença em lojas:
Simples e Natural, na Rua Joe Collaço, n. 76, Corrego Grande, na cidade de Florianópolis/SC – Telefone (48) 4009-3001
Cosmeticos Organicos e Veganos Beute Organic, na Rua Floriano Essenfelder, n 425, na cidade de Curitiba/PR – Telefone: (41) 98493-4012
Ladermo Cosméticos, na Rua Heitor Graça 842 Vila Industrial, na cidade de Presidente Prudente/SP – Telefone: 18 3238-0260 ou 18 997553575
Contato:
Endereço
Telefone
+55 48 99994-9156 (Parcerias)
Horário de Funcionamento:
Segunda – Sexta
FALE CONOSCO
Preencha o formulário.