histt

O velho continente sempre teve tudo para tornar-se a civilização mais rica do mundo. O destino, no entanto, reservou para a terra dos ancestrais da raça humana o seu pior desfecho (pelo menos até agora). Séculos de imperialismo pobremente justificado conseguiram transformar riqueza cultural em guerra civil, abundância natural em desigualdade social e potencial humano em escravidão disfarçada. 

A África é rica em recursos naturais que vão desde terra arável, água, petróleo, gás natural, minerais, florestas e vida selvagem. O continente detém uma enorme proporção dos recursos naturais do mundo, tanto renováveis ​​como não renováveis.

 

Mesmo tão rica, a África continua tão pobre em tempos tão modernos, mas a natureza deu aos seus filhos uma oportunidade inusitada: Florestas de árvores geneticamente únicas que reservam alguns dos ingredientes mais caros da indústria cosmética mundial, e elas crescem entre as cabanas das tribos mais necessitadas. Mais de 70% das pessoas que vivem na África Subsaariana dependem de florestas e bosques para sua subsistência, e o desenvolvimento de cooperativas locais representa hoje um caminho para que o povo africano possa finalmente tirar proveito das riquezas que crescem na sua terra. 

Florestas naturais de árvores como a Vitellaria Nilotica (manteiga de Karité), Argania Spinosa (óleo de Argan) e Andasonia Grandidieri (óleo de Baobá) são exemplos de verdadeiras minas de sustentabilidade. No processo de produção, cooperativas de mulheres coletam os frutos enquanto unidades de produção artesanal os processam para o mercado internacional, desenvolvendo comunidades locais e protegendo um ecossistema ameaçado de quebra. 

A Afrikkana é uma start-up social criada com o objetivo de conectar fazendas em comunidades produtoras de matérias-primas orgânicas e geneticamente únicas na África (como o Argan e o Karité) com você, que busca alternativas cosméticas naturais sem nomezinhos estranhos no rótulo com efeitos perigosos para a sua saúde a longo prazo. Vendemos insumos naturais que podem ser tanto usados puros com notáveis propriedades terapêuticas quanto em misturas para a produção de cosméticos com as mais diversas aplicações. 

Todos os nossos produtos estão disponíveis em opções de quantidade para uso individual, familiar, industrial e de distribuição. Além de trazer tudo direto dos produtores para as suas mãos, sem atravessadores ou multinacionais na cadeia, a nossa equipe ainda disponibiliza uma galeria de receitas cosméticas caseiras para você aproveitar o máximo das propriedades dos nossos produtos, que promovem beleza, saúde e bem-estar.

 

SAIBA MAIS.

A nossa equipe fechou uma parceria com um dos primeiros produtores de Karité e produtos feitos à base de Karité em Uganda, chamado Guru Nanak Oil Mills. O senhor Surjt Sighn é o proprietário da empresa, pioneiro na defesa das Árvores que estão ameaçadas de extinção pela indústria madeireira local, primeiro a implantar sistemas de certificação orgânica e de Fair Trade e entusiasta do potencial de desenvolvimento sustentável oferecido por esse modelo de negócio, principalmente para os povos orginários. Hoje a nossa manteiga é processada e fornecida por ele, que faz parte do nosso RoadMap de transformação na tribo, aceitando entregar – na medida que a Afrikkana cresce – a sua produção nas mãos da cooperativa PEAPLE que adotará a produção do Karité como principal atividade do sistema agroflorestal que estamos instalando na tribo.

Para tanto, 10% de toda a movimentação comercial da marca será destinado a um fundo de suporte à cooperativa para ser utlizado de acordo com as definições que partirem do método de Permacultura Social da Afrikkana, com as diretrizes do Shea Nut Repport de Uganda e seguindo instruções dos anciões da tribo.